Não semeiem sementes de parasitas
Certa vez, cabisbaixa e caminhando entre as pedras, entre passos incertos e lentos, vi caída uma pequenina semente. Observei, abaixei-me e resgatei-a aos meus cuidados, limpei as sujeiras do tempo e da vida. Resolvi que iria cultivar a pequenina semente que descuidadamente ficou ao solo árido e escaldante da vida.
Dei-lhe conforto e atenção, preparei o solo fofo e úmido, alimentei e a cada dia, eu sentia que ela, a pequena semente ficava mais forte e ganhava postura de uma planta forte e nutritiva. Meus cuidados não sessavam, sempre presente e zelosa eu ali ficava afastando as pragas e as ervas daninhas que se aproximasse de minha tão amada semente.
Aos poucos os galhos foram surgindo e folhas nascendo, e as raízes se fortalecendo. Entretanto, eu não sabia qual a linhagem desta tão amada semente, mesmo assim, isso não me importava, afinal eu estava cuidando e orientando sua evolução.
Os dias foram passando e a minha plantinha já ostentava lindas folhas, caule forte e raízes resistentes para as adversidades da vida.
Eu estava tão feliz e segura do amor que eu dedicava a minha planta, que me esqueci de observar que as intenções daquela pequenina semente, que agora já sendo planta não precisaria tanto de meus cuidados e que queria ganhar outros solos para expandir seus galhos. Inocentemente continuei a doar todo meu carinho e atenção, orientando e guiando o crescimento de seu caule e de seus galhos.
Alguns meses se passaram e numa certa manhã, quando procurei pela minha amada planta, ela havia partido levada pelas mãos de outra pessoa. Confesso que sofri, chorei e não conseguia entender pra que me tiraram algo que cultivei com tamanho amor e dedicação. De repente, vejo a planta em outro solo, com aparência estranha, sem cor, sem vida, sem ar... Estava lá a planta sugando a seiva de outra pessoa, pois a espécie era de planta hospedeira, ou melhor, parasita que se alimenta da seiva da outra planta.
Ainda vejo a planta quando eu passo pelo caminho onde ela se instalou, porém, percebi então o porquê que aquela pequena semente foi atirada ao solo quente, não serviria para ser germinada. Infelizmente é comum a geminação desta planta, encontramos em vários solos e jardins, plantas essas que sobrevivem da mais pura seiva que lhe é ofertada pelo coração.